“Que proveito tem o trabalhador naquilo com que se afadiga?" Ec 3.9
Sabemos que no início do capítulo 3 do livro de Eclesiastes, Salomão trata da questão da vida em função do tempo (prazo) e do propósito (motivo), e a questão lógica que surge dentro deste contexto é óbvia: "Qual o propósito do homem?” ou usando o termo do v. 9: Que proveito tem?
Nosso símbolo de fé afirma na 1ª pergunta do Catecismo, que o fim principal do homem é "...glorificar a Deus e gozá-lo plena e eternamente”. Sendo assim, Salomão nos apresenta de certa forma O PROPÓSITO DA VIDA DO HOMEM:
Segundo o v. 11, Deus pôs a eternidade no coração do homem, logo, o propósito é RECONHECER NOSSA DEPENDÊNCIA DE DEUS. A lei de Deus está gravada em nosso coração, diz Paulo, para que todos reconheçam que somos de Deus e para Deus.
Salomão ainda diz que dentro do propósito humano está o reconhecer da bondade de Deus DEMONSTRANDO NOSSA GRATIDÃO À ELE. Salomão diz que é dom de Deus: comer, beber e desfrutar o bem do nosso trabalho. Paulo, quando discursa aos gregos, afirma que Deus nos dá tudo inclusive a respiração.
E por último Salomão apresenta que dentro do propósito do homem, está HONRAR A DEUS COM OBEDIÊNCIA. Fomos criados para o seu louvor. Paulo diz : porque Dele e por meio Ele e para Ele são todas as coisas.
Sendo assim, nosso propósito é glorificar a Deus e para isso precisamos reconhecer nossa dependência, necessidade, carência Dele; precisamos demonstrar nossa gratidão através da adoração e ações de graças, honrando seu Santo nome através de um temor que é demonstrado, não pelo medo, mas, pela obediência real à Sua Palavra!
Este é o propósito da nossa vida. Isto faz parte do fim supremo e principal do homem. (cf. Ec 12.13). Deste modo, devemos nos perguntar: qual tem sido o propósito da minha existência e de toda a minha vida?
Comments